O Mata leão é o nome de um popular estrangulamento utilizado no Jiu Jitsu. Esta mesma posição é chamada de ‘hadaka jime’ no judô, e de ‘rear naked choke’ no circuito de luta americano. O nome ‘hadaka jime’ pode ser utilizado para dois tipos diferentes de estrangulamentos, enquanto o mata leão se refere especificamente a um em particular. Para ser chamado de mata leão o estrangulamento é aplicado envolvendo (por exemplo) o braço esquerdo em volta do pescoço do adversário, colocando a dobra do cotovelo abaixo da traquéia. Em seguida a sua mão esquerda faria uma pegada em seu próprio braço direito e a mão direita é colocada por detrás da cabeça do oponente para ajudar a aplicar a pressão.
A História do Mata Leão
O estrangulamento mata leão existe desde primórdios da luta. No judô o hadaka jime se traduz literalmente como estrangulamento ‘nú’, ou seja, estrangulamento que não requer o uso do gi (kimono). No judô, o hadaka jime pode ser usado para explicar tanto a forma de estrangular de mata leão como a variante de ‘estrangulamento de mão-com-mão’.
A popularidade do mata leão no MMA e no Jiu Jitsu é atribuída à família Gracie, que popularizou o estrangulamento em lutas de vale tudo pelo mundo a fora,em particular Rickson Gracie, que tinha no mata leão a sua finalização predileta.
Embora a associação entre este estrangulamento e as suas capacidades de aniquilar leões possa ser datado até ao início de 1500, por meio de Sebald Beham e da sua obra “Hercules matando o Leão de Neméia” (1548), embora o nome mata leão, só tenha começado a ser utilizado por volta da década de 1950, no mesmo período em que o famoso filme de Cecil B. DeMille “Sansão e Dalila”, foi lançado no Brasil. Numa das cenas do filme de DeMille, Sansão, um personagem bíblico com força sobre-humana, mata um leão com as próprias mãos por meio de estrangulamento pelas costas (veja o vídeo da cena abaixo), esta será provável a razão pela qual o nome mata leão aparecido.
Embora o mata-leão sempre tenha feito parte de competições de judô, jiu-jitsu, luta livre, etc, foi através das demonstrações de Royce e Rickson Gracie nos EUA e no Japão (respectivamente) no início de 1990 que despertou o interesse do púbico para o estrangulamento.
- Rickson Gracie
- Royce Gracie
- Marcelo Garcia
- Roger Gracie
- Kron Gracie
- Jean Jacques Machado