O ano de 2017 trouxe consigo novas regras de MMA sobre as quais devemos falar. Algumas ações deixaram de ser ilegais, outras passaram a ser proibidas, e existe até uma nova forma de pontuação dos jurados.
Vamos repassar as novas regras, que estão em vigor a partir deste mês de janeiro.
Golpes com os calcanhares nos rins
Antes proibido, este golpe será permitido a partir de agora. Pode ser utilizado, principalmente, por atletas em posição de desvantagem na luta de chão, para incomodar o adversário quando este estiver dentro de sua guarda. Vale lembrar que não se pode acertar a espinha dorsal do oponente.
Segurar o adversário pela clavícula
Passa a ser permitido apoiar a mão na clavícula do adversário em um momento de clinch ou grade, sem ser permitido, no entanto, beliscar ou puxar a pele.
Dedos esticados
Manter a mão aberta esticada contra o rosto do oponente pode ser passível de uma chamada de de atenção do árbitro, interrupção da luta, desconto de um ou mais pontos, e até desclassificação. Medir a distância desta forma será motivo de uma chamada de atenção, e a recomendação do árbitro será para que o atleta o faça de punho fechado.
Três apoios
O atleta que mantiver apenas uma mão no chão, além dos pés, não será mais considerado em três apoios, ou seja, ele poderá levar golpes com o joelho no rosto. Para estar seguro, será preciso manter, além dos pés, as duas mãos no chão, um dos joelhos, ou alguma outra parte do corpo – que não as mãos -, ou estar sentado.
Uniforme feminino
As lutadoras de MMA deverão agora usar os tops esportivos ou camisetas justas para a parte de cima, e, para a parte de baixo, o mesmo que os homens, nada que fique abaixo dos joelhos. Está proibido o uso de camisetas largas, que podem ser perigosas, principalmente, para os dedos.
Na segunda parte, explicamos os novos critérios dos jurados para julgar os combates.
Fonte da Notícia: www.ufc.com.br